A parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a Fundação Itaú e o Instituto da Primeira Infância (Iprede) permitiu transformar o alojamento dos atletas em Centro de Acolhimento e Isolamento Social da Capital

O Centro de Formação Olímpica (CFO) foi transformado em Centro de Acolhimento e Isolamento Social e vai abrigar, a partir desta sexta-feira (17), pacientes com Covid-19. Os 84 alojamentos destinados aos atletas vão receber até 200 pacientes com sintomas leves que poderão cumprir o isolamento na estrutura. A ação é uma parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Fundação Itaú e Instituto da Primeira Infância (Iprede).

"Essa ação vai assegurar dignidade e proteção à população em situação de vulnerabilidade no contexto da atual pandemia", afirma o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro. O superintendente do CFO, Adriano Loureiro, destaca que, mais uma vez, o Governo do Ceará mostra seu compromisso no combate à Covid-19. "Uma ação responsável, com todas as medidas de segurança adotadas para os profissionais envolvidos e que irá beneficiar a população de baixa renda que não possui condição social de manter o isolamento social de maneira digna".

Os pacientes serão encaminhados ao alojamento do CFO pelas equipes de Estratégia da Saúde da Família, da Prefeitura de Fortaleza, e ficarão de sete a 14 dias no local. Além dos quartos, o Governo do Ceará vai arcar com os custos de água e energia elétrica e disponibilizou a cozinha industrial e o refeitório do Centro para garantir, de maneira segura, a alimentação de todos os pacientes. A estrutura também contará com profissionais de saúde e uma ambulância 24h. Em caso de necessidade, os pacientes serão transferidos para unidades de saúde.

Atividades CFO

Neste contexto de pandemia, o CFO está realizando atividades remotas nas áreas de formação esportiva, saúde e lazer, e capacitação profissional. Em junho, abriu três editais para cursos gratuitos e recebeu 2.872 inscrições, número sete vezes maior que as 410 vagas disponibilizadas inicialmente. Por isso, aumentou a oferta e classificou 619 candidatos. Todos os aprovados recebem uniforme, material esportivo e terão direito a incentivos como bolsa de R$ 200, cestas básicas e kits com máscara e álcool gel.

O Centro de Formação Olímpica é uma instituição da Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Ceará e, desde outubro de 2019, está sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social (privada, sem fins lucrativos), responsável por 10 instituições estaduais.

About the Author

By waniacaldas.cfo@gmail.com / Administrator, bbp_keymaster on jul 17, 2020

GIVE A REPLY