O Centro de Formação Olímpica (CFO) é uma instituição da Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Ceará e, desde outubro de 2019, está sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social (privada, sem fins lucrativos), responsável por 10 instituições estaduais.

 

A presidente do Instituto Dragão do Mar - IDM, Rachel Gadelha, é Mestre em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (Uece), graduada em Antropologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP). Master en Gestión Cultural pela Universidade de Barcelona (2005) e Pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão Cultural pelo Itaú Cultural e pela Universidade de Girona (2017) e em Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Foi diretora de Articulação Institucional do IDM e gestora do Cineteatro São Luiz e diretora da Via de Comunicação (1997 a 2015), empresa idealizadora e realizadora do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, período em que participou da organização de diversos projetos culturais realizados no Ceará. Autora do livro “Produção Cultural: conformações, configurações e paradoxos”, editado pelo Armazém da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Ceará, em 2015.

 

 

 

 

 

 

O superintendente do Centro de Formação Olímpica é Adriano Loureiro, graduado em Educação Física, com especialização em Nutrição e Exercício Físico, Fisiologia do Exercício e Bioquímica Clínica e Biologia Molecular, mestrado em Ciências Fisiológicas e doutorado em Biologia/Fisiologia. Atualmente é pós-doutorando, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do CREF5 e docente da Academia Brasileira de Treinadores (ABT/COB). Foi membro da Comissão Técnica medalhista dos Jogos Olímpicos de Pequim/China 2008.

 

 

O CFO abre as portas ao público com um departamento multidisciplinar, com treinadores graduados em Educação Física, sob a gerência de João Neto e coordenação de Caetano Rocha. O gerente de Esportes e Lazer do CFO, João Neto, é graduado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do exercício resistido na saúde, na doença e no envelhecimento, com MBA em Gestão Empresarial, presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Ceará - APEFICE e preparador físico de atletas de ciclismo.

O coordenador de Formação do CFO, Caetano Rocha, é graduado em Educação Física e Pedagogia, com MBA em Gestão de Pessoas, mestrando em Sociologia da Educação. Atualmente é supervisor das seleções brasileiras femininas de vôlei, instrutor de cursos e clínicas da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e treinador das equipes de voleibol masculino e feminino do grupo universitário UniNassau.